sexta-feira, 2 de abril de 2010

VALENÇA VAI SER DO REINO DE ESPANHA JÁ NESTA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

.
www.publico.pt/sociedade/bandeira-espanhola-vai-ser-hasteada-nas-valenca_1430554

Em sinal de protesto pelo encerramento do SAP 02.04.2010

Bandeira espanhola vai ser hasteada nas casas de Valença

01.04.2010 - 19:12 Por Andrea Cruz

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Valença está a mobilizar a população, através de SMS, para colocar, na próxima terça-feira, em todas as janelas da cidade portuguesa, uma bandeira espanhola como forma de reconhecimento pelo apoio demonstrado pelo autarca de Tui, na Galiza, após o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

Segundo o porta-voz dos utentes, Carlos Natal, o alcaide galego já disponibilizou todo o apoio do Centro de Saúde de Tui, aberto 24 horas, e demonstrou até a intenção de reforçar o pessoal médico e de enfermagem se a afluência de doentes portugueses o justificar.

“O alcaide de Tui manifestou toda a disponibilidade para os nossos doentes irem às urgências no centro de saúde local, o que significa que os valencianos são bem mais tratados do lado de lá da fronteira do que em Portugal. E acho que devemos agradecer isso”, disse Carlos Natal, que adiantou já ter pedido uma audiência ao responsável do município vizinho para lhe agradecer pessoalmente a abertura manifestada para tratar doentes valencianos.

Construído em 1984, o Centro de Saúde de Tui tem 11 médicos de medicina geral, dois pediatras, 12 enfermeiros, um farmacêutico, três fisioterapeutas, um dentista e um assistente social, não cobra a taxa moderadora.

O edifício já não consegue responder às exigências actuais pelo que vai ser substituído por um novo, cuja construção deverá arrancar ainda este ano para ficar pronto num prazo de 24 meses.

Nos casos mais graves, os doentes atendidos no Centro de Saúde de Tui são transferidos para Vigo, cidade onde há três grandes hospitais públicos.

Natal adiantou ainda que a luta pela reabertura do SAP vai ser retomada na próxima terça-feira, com uma marcha lenta, todos os dias às 18horas, até que o ministério da Saúde recue na decisão de encerrar as urgências.

2010 - 19:12 Por Andrea Cruz

___________________________________________________________

VAMOS VER O QUE OS JORNAIS PORTUGUESES E A

TELEVISÃO VÃO NOTICIAR NA TERÇA-FEIRA ?

MORTE A PORTUGAL , VIVA ESPANHA.

O COVEIRO DE PORTUGAL

Sem comentários: